Skip to content

O CNS abre a primeira unidade no Norte do país

20/11/2023

O Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Neurologista e Diretor Clínico do CNS – Campus Neurológico, e a Dra Margarida Rodrigues, Neurologista e Coordenadora do CNS Braga, partilharam as suas perspetivas para a nova unidade CNS, em Braga, com inauguração prevista para o início de 2024. 

 

O CNS – Campus Neurológico apresenta-se como uma unidade única a nível nacional e europeu. Em que sentido difere das restantes unidades de saúde? 

Prof Doutor Joaquim Ferreira – O CNS tem a particularidade de focar as suas atividades na área da Doença de Parkinson e outras Doenças do Movimento, demências e outras doenças neurológicas, e a sua intervenção é suportada num conjunto de profissionais, de várias áreas de formação (neurologistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala, psicólogos, nutricionistas, entre outros), com um treino específico na abordagem multidisciplinar destas doenças.

 

O CNS tem atualmente uma unidade em Torres Vedras e outra em Lisboa. No início de 2024, o CNS irá abrir uma nova unidade em Braga. Que tipo de cuidados de saúde serão prestados nesta nova unidade?

Prof Doutor Joaquim Ferreira – Esta nova unidade irá beneficiar de tudo o que fomos aprendendo, ao longo dos últimos 10 anos, nas outras unidades do CNS. Irá, desta forma, replicar o tipo de programas terapêuticos já disponíveis em Torres Vedras e Lisboa, nomeadamente o acompanhamento neurológico e reabilitação de doentes com doenças neurológicas crónicas (Parkinson, Demências, Esclerose Múltipla, sequelas de AVC, etc.). O treino e a colaboração entre os profissionais das várias unidades CNS serão também uma mais-valia para os cuidados a serem prestados no CNS Braga.

 

De que forma o CNS Braga pode ser uma mais-valia para a cidade de Braga e para o norte do país?

Dra Margarida Rodrigues – O CNS Braga vai permitir oferecer à população de Braga e do norte do país uma abordagem especializada e multidisciplinar no tratamento de múltiplas doenças neurológicas. O corpo clínico incluirá neurologistas e médicos de outras especialidades, para além de fisioterapeutas, terapeutas da fala, psicólogos e outros profissionais de saúde com competência no tratamento dos problemas clínicos associados a estas doenças.

A sua localização central na cidade de Braga (Rua 31 de Janeiro) permitirá o fácil acesso dos doentes e seus acompanhantes. Constituindo-se como um centro de referência no tratamento das doenças neurológicas, é nossa expectativa que muitos doentes da região norte do país possam também passar a ser seguidos nestes novo Campus Neurológico.