Skip to content

Comissão de Ética

Comissão de Ética do Campus Neurológico

A Comissão de Ética para a Saúde do CNS – Campus Neurológico (CES CNS) é um órgão multidisciplinar, dotado de independência técnica e científica, de natureza consultiva ao Conselho de Administração.

Tem como competências:
a) Zelar pela observância de padrões de ética, salvaguardando o princípio da dignidade e integridade da pessoa humana, com enfoque nas questões relativas ao doente que se prendem com a prática médica;
b) Emitir por sua iniciativa, ou por solicitação, pareceres sobre questões éticas no domínio da atividade do CNS;
c) Pronunciar-se sobre os protocolos de investigação científica celebrados no âmbito do CNS, nomeadamente os que se refiram a ensaios de diagnóstico ou terapêutica e técnicas experimentais que envolvam seres humanos e seus produtos biológicos;

É constituída por membros de reconhecida competência nos domínios da Bioética, Direito, Ciências Humanas e várias áreas da atividade clínica.

Prof. Doutor Mário Miguel Rosa - Presidente
Neurologista e Farmacologista clínico

É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e é assistente hospitalar de Neurologia do Hospital de Santa Maria, desde 2006. É também professor de Neurologia e Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e ao longo dos anos tem desenvolvido múltiplos trabalhos de investigação na área das doenças do movimento, dor e no consumo e segurança de medicamentos, sendo autor de múltiplas publicações e capítulos de livros.

Jurista

É licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, tem uma pós-graduação em Direito e Prática da Contratação Pública, pela Universidade Católica Portuguesa, e em Direito da Saúde, pelo Instituto de Ciências Jurídico Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, bem como um eMBA em Liderança e Gestão. Atualmente é jurista na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e colabora com o CNS no âmbito do regime jurídico do maior acompanhado.

Médica Neurorradiologista

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e mestre em Filosofia (especialização em Filosofia e Medicina) e doutorada em Medicina. Terminou a especialidade de Neurorradiologia em 2009, trabalhando, atualmente, como assistente hospitalar  no Serviço de Imagiologia Neurológica do Hospital de Santa Maria Centro Hospitalar Lisboa Norte-EP. É também professora auxiliar de Imagiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e regente da cadeira de Imagiologia desta mesma faculdade.

Psicóloga

É licenciada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da universidade de lisboa, mestre em Psicologia das Emoções pelo Instituto do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e tem uma pós-graduação em Psicoterapia do luto.

Atualmente encontra-se no CNS, na equipa de ligação do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria, na equipa de adolescência e no núcleo de estudos do suicídio do mesmo Hospital.

Enfermeira

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, é atualmente enfermeira no CNS e formadora e coordenadora do Curso de Técnico de auxiliar de Saúde da Escola Profissional Gustave Eiffel, tendo passado pelo Hospital Prisional S. João de Deus e pelo Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.

Professor

É formado pelo ex Instituto Comercial de Lisboa atual Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa em Contabilidade e Administração.  Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa. É membro da ordem dos Contabilistas Certificados. Professor do ensino secundário e formador.

Fisioterapeuta

Licenciada em Fisioterapia, com Mestrado em Cuidados Paliativos e Doutoramento em Neurociências. É Coordenadora Científica e Pedagógica do CNS – Campus Neurológico. É professora auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Instituto Politécnico de Setúbal. 

Secretária

Licenciada em Química Medicinal e aluno da Mestrado de Investigação Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. 

Formulário de submissão

Datas das próximas reuniões

05 de setembro de 2024
26 de outubro de 2024 
07 de novembro de 2024
05 de dezembro de 2024

Regulamento da CES

Decreto-Lei 80/2018, de 15 de outubro