Skip to content

Dra. Daniela Pimenta da Silva conquista o Prémio João Lobo Antunes, na edição 2021

15/12/2021

O CNS – Campus Neurológico congratula a Dra. Daniela Pimenta da Silva, neurologista no CNS, por conquistar o Prémio João Lobo Antunes, na edição 2021, com o projeto “Realidade virtual para uma gestão não farmacológica da doença de Parkinson”.

O projeto que pretende testar um software de realidade virtual imersiva como ferramenta de reabilitação para doentes com Parkinson. Segundo a Dra. Daniela Pimenta da Silva “esta será uma oportunidade única para estudar o valor acrescido da tecnologia de realidade virtual imersiva em programas convencionais de fisioterapia em doentes com a doença de Parkinson”.

Os participantes “irão passar por uma experiência imersiva, multissensorial e motivacional que proporcionará a realização de movimentos de todo o corpo, enquanto absorvidos por um ambiente virtual”.

Os doentes irão realizar 12 semanas de fisioterapia, três vezes por semana, em sessões que duram entre uma hora e hora e meia, sendo que um grupo de doentes, o chamado grupo de controlo, vai fazer apenas metade das sessões com realidade virtual imersiva.

 

Todos os anos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa premeia o que de melhor se faz no campo da investigação científica em Portugal, concedendo os Prémios Santa Casa Neurociências e o Prémio João Lobo Antunes, que se destinam a licenciados em medicina em regime de internato médico. E, visam estimular a cultura científica e a investigação clínica na área das neurociências, sem esquecer o princípio de João Lobo Antunes relativo à humanização do ato médico – “os seus pacientes e as suas histórias”.